segunda-feira, 12 de julho de 2010

ATIVIDADES

Eixo 2- Desenvolvimento de Projetos Integrado de Tecnologias no Curriculo
Objetivos:
# conceituar currículo, sua organização, características e desenvolvimento por meio de projetos que integram tecnologias;
# propiciar a identificação de conteúdos de áreas de conhecimento, estratégias e tecnologias utilizados no desenvolvimento de projetos desenvolvidos em outros contextos educativos;
#propor atividades que levem ao desenvolvimento de um projeto Integrado de Tecnologia no currículo.

Atividade 2.1- Painel das propostas do Projeto
Essa atividade propõe o compartilhamento das propostas dos projetos elaboradas na atividade 1.5 do eixo 1; de modo que todos tenha uma visão dos projetos dos colegas.
Posteriormente será realizado a re-elaboração das propostas e a criação de parcerias e viabilização dos projetos nas escolas.

Atividade 2.2- Compartilhamento do Projeto em ação
Trata-se de uma discussão realizada no fórum “Projeto em ação”, onde os participantes podem compartilhar com os colegas as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas e as conquistas.

Atividade 2.3- Currículo e suas características
Essa atividade propõe uma discussão no fórum “currículo e suas características” , baseada na seguinte pergunta:
# como se caracteriza o currículo que se desenvolve com o uso de computadores e Internet nas atividades de sala de aula?
Sugestões de estudo:
# Entrevista Antonio Flavio Moreira-
http://www.tvbrasil.org.br/saltoparaofuturo/entrevista.asp?cod_Entrevista=28

Atividade 2.4- Análise do Projeto na ação
# Os cursistas devem retornar a proposta do PITEC elaborada no Eixo 1 e interrogar sobre o andamento do projeto em relação aos seguintes aspectos:
Tema
Disciplinas envolvidas
Objetivos
Ações realizadas
Atitudes
Valores vivenciados
Resultados alcançados

Após ler... Indagações sobre currículo. Currículo e desenvolvimento humano.
Questões como ponto de reflexão
1- Como podemos enfrentar os desafios que levem a concretização do proejto de escola democrática?
2- Que respostas nos permitem ir além da visão de currículo como conteúdos prontos a serem passados aos alunos?
3- Como podemos trabalhar a flexibilização da organização curricular tornando-a adequada para a trajetória de uma sociedade complexa e em contínuo processo de mudança?

Nenhum comentário:

Postar um comentário